8°grupo-Teatro no Romantismo

O teatro romântico é definido na tradição clássica do teatro de Shakespeare, no drama burguês e no teatro tradicional de algumas literaturas. No Romantismo, há o rompimento da lei das três unidades do teatro clássico (tempo, espaço e ação); passando-se do verso à prosa. 

Com a transformação do teatro clássico concebe-se um teatro moderno para os problemas humanos, morais e sociais da época. O teatro nacional nasce com a vinda da família real para o Brasil (1808).
Um dos principais autores do teatro romântico foi, Luís Carlos Martins Pena_Rio de Janeiro, 1815_Martins Pena escreveu apenas teatro, sua verdadeira paixão, deixando apenas vinte e oito peças, nem todas porém impressas durante a vida do autor. É o mais importante comediógrafo da época. Deixa várias comedias. Sua estréia se dá em 1838 com a peça O Juiz de Paz da Roça.
Foi em Portugal no inicio da geração romântica portuguesa que destacou-se alguns nomes do teatro romântico . Almeida Garret, cujo nome é João Batista da Silva Leitão, nascido em 1799 no Porto, cujas ideias eram liberais e em geral escandalizavam quem estava a sua volta, em um dos seus trágicos escândalos acabou sendo exilado da Inglaterra, onde usou com frequência as ideias do romantismo. Algumas de suas peças mais conhecidas são: Um Auto de Gil Vicente (1842), Frei Luis de Souza (1842).
Outro bastante conhecido por participar das lutas liberais ao lado de Garret foi Alexandre Herculano, que também foi exilado da Inglaterra pelo mesmo motivo, nascido em Lisboa difundiu umas de suas obras: Os Infantes em Ceuta (1842), O Fronteiro da África ou três noites aziagas.
Outro nome do teatro romântico é Gonçalves Dias, nascido em 1823. É lembrado como grande poeta indianista da geração romântica. Foi amigo dos principais escritores do romantismo de Portugal, entre eles Almeida Garret e Alexandre Herculano. Suas principais obras são: Patkull (1843), Beatriz Cenci (1845).
A literatura romântica no século XIX retrata alguns homens que buscam a perfeição que jamais encontraram, (Mal-do século), causando um forte anseio pela morte.
Nessa geração destaca-se o autor Manuel Antônio Álvares de Azevedo (1831-1852). Pela facilidade de aprender línguas e pelo espírito jovial e sentimental teve seu destaque. Sua peça mais conhecida é Macário (18550.
Por fim, no realismo o autor Júlio Diniz, cujo nome é Joaquim Guilherme Gomes, nascido no porto, teve como obra Teatro Inédito (3 vol._1946_47).