2°grupo- primeira geração: nacionalista- prosa



Inspirados pela Proclamação da Independência, jovens idealistas começaram a buscar símbolos verdadeiramente brasileiros que pudessem ser cantados em verso e prosa.
 

  Em 1840,o recém-fundado Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro promoveu um concurso para premiar o trabalho que apontasse a melhor maneira de se compor uma história geral do Brasil.O vencedor foi Von Martius.Em seu trabalho,ele mostrou a importância das três raças (branca,indigina e negra) na formação do povo brasileiro.

  A ideologia romântica em voga na Europa ensinou a Von Martius que somente aquilo que 
é nativo pode ser entendido como nacional.Desse modo,os elementos verdadeiramentes nativos do novo mundo seriam os povos indígenas que aqui se encontravam antes da chegada dos colonizadores portugueses.
Jovens intelectuais, muitos deles educados ou vivendo na Europa,entusiasmados com a indendência política ,abraçaram a missão de escrever os textos que apresentariam,para brasileiros e estrangeiros,a face do novo país independente.Os poemas e os romances que produziram tiveram papel determinante na divulgação do índio e da natureza exuberante como os elementos definidores da identidade brasileira.


A poesia indianista

 Gonçalves de Magalhães resumiu o espiríto que animaria a produção literária dos poetas da primeira geração romântica : "Cada povo tem sua literatura própria ,como cada homem seu caráter particular,cada árvore seu fruto específico".Escrever,significava plantar a árvore da literatura brasileira,garantindo que ela frutificasse.
  Os românticos,inspirados pela definição de "bom selvagem" feita por Jean-Jacques Rousseau,projetarão no índio o espiríto do homem livre e incorruptível.Trata-se de uma imagem literária completamente idealizada,bem diferente da realidade histórica dos índios.
  O interesse dos autores indianistas era encontrar um veículo ideal para os valores e príncipios que desejam apresentar.Na Europa,esses valores foram representados pelo cavaleiro medieval ; no Brasil,pelo índio o projeto literário da poesia da primeira geração.
  O projeto literário que orienta os primeiros românticos brasileiros foi declarado por Gonçalves Magalhães nas páginas da revista Nitheroy:”criar textos que divulgassem os símbolos da nacionalidade brasileira,resgatados de um passado histórico que antecede a chegada dos portugueses à America.”
  O contexto de produção da primeira geração romântica brasileira foi muito influenciada pela propaganda nacionalista que tomou conta do país.Primeiro,com textos dos participantes das missões estrangeiras ; segundo,com a concretização da idependência política.


Gonçalves Dias: os índios a pátria e o amor
  
O grande nome da primeira geração romântica brasileira foi Antônio Gonçalves Dias (1823-1864).Em sua poesia,abordou os grandes temas românticos : natureza,pátria e religião.O casamento entre a expressão dos sentimentos individuais,a idealização,a religião e a natureza mostra a força da vinculação do poeta ao arrebatamento romântico.

tome nota:
 
  Os textos literários escritos para divulgar a imagem do índio e da natureza americana como elementos definidores da identidade brasileira são conhecidos como nativistas ou indianistas.Por extensão,os poetas e romancistas que desenvolvem essa temática também são chamados assim.Os mais importantes autores românticos indianistas são o poeta Gonçalves Dias e o romancista José de Alencar.