7° Grupo(momento Histórico)



Realismo e Naturalismo

O Realismo reflete as profundas transformações econômicas, políticas , sociais e culturais da segunda metade do século XIX. A revolução industrial, iniciada no século XVIII, entra numa nova fase , caracterizada pela utilização do aço, do petróleo e da eletricidade e ao mesmo tempo, o avanço cientifico leva a novas descobertas nos campos da física e da química.

O Realismo é uma reação contra o romantismo que era apoteose do sentimento. Numa sequência cronológica temos o positivismo de Auguste Comte , preocupado com o real-sensível, o fato, defendendo o cienticismo no pensamento filosófico e a conciliação da " ordem e progresso " utilizada na bandeira republicana do Brasil, é de inspiração cotiana, o socialismo científico de Karl Marx e Friedrich Engels, a partir da publicação do manifesto comunista, em 1848, definindo o materialismo histórico. ( O modo de produção da vida material condiciona o processo de vida social político e intelectual em geral. "Karl Marx" e a luta de classe, o evolucionismo, livro em que ele expõe seus estudos sobre a evolução das espécies pelo processo de seleção natural, negando portanto a origem divina defendida pelo Cristianismo.

Realismo Naturalismo

Retrato fiel do personagem Visão determinista e mecânica do homem
Lentidão narrativa Cientificismo
Interpretação do caráter Personagem patológicas
Materialização do amor Incorporação de termos científicos e                                                                                          profissionais

Determinismo e relação causa efeito Determinista, Evolucionista, Positivista
Veracidade
Detalhes específicos