6°grupo -terceira geração: Condoerista - Prosa

As asas da liberdadeA terceira geração: condoerista-prosa foi parte importante da literatura brasileira. Ela foi tema de diversos livros, abordando uma forma diferente de romance.
Mas como isso começou? E em que ela se baseou para se tornar o que é hoje?

Era década de 1930.o Brasil passava por um momento conturbado em sua historia, com crises sociais, um novo governo e a temida guerra mundial.
E á literatura estava voltada para estes assuntos. E com esse interesse e sendo guiada pelo movimento do romantismo, nascia à terceira geração condoerista-prosa, que tinha como símbolo a condor, vê que simbolizava a liberdade, justamente o que essa geração queria fazer através de sua prosa.
Nesta geração a prosa sempre buscava expressar a emoção dos personagens de uma forma que o leitor pudesse viver ou estar vivendo aquela situação. Por isso a prosa era nomeada de neorrealismo por reviver alguns aspectos do realismo-naturalismo, mas mantendo suas características peculiares intactas.
A criação desse tipo de romance se dividiu em três tipos de prosa. Iniciando-se com a “regionalista” que tinha como tema a seca, a miséria e o descaso politico que acontece na região do nordeste. Tinha como um dos principais autores desse tema o Visconde de Taunay, autor da obra Inocencia. apos o regionalismo veio a prosa “urbana” tendo com tema a relação do homem com a cidade, abordando as dificuldades enfrentadas no meio em que vive.um dos principais autores é Jose de Alencar, autor de romance urbano”Senhora”.e para finalizar temos a prosa”Intimista”que tinha com tema o mundo interior que representava o nossos atos, tendo como influencia a teoria de Freud sobre a psicanalise do ser através dos seus comportamentos e atos que podiam ser realizados conscientemente ou inconscientemente. Tendo como um de seus principais autores Clarice Lispector (a Fênix das palavras) autora de varias obras entre elas “Perto do coração selvagem”
A terceira geração condoeria aprosa foi imprescindível para literatura no Brasil, graças a grandes autores e suas obras que foram à raiz dessa geração que esta ate hoje servindo como base para novos romances prosaicos utilizando o que foi criado e aprendido décadas atrás como um meio de ligação entre o antigo e o atual, criando uma forma única de literatura.