4° Grupo(Principais autores realistas e naturalistas em Portugal)

A expansão da mente portuguesa


O realismo e o naturalismo coexistiram em Portugal fazendo vários autores se incluir neste movimento. E especificamente alguns se sobressaíram. Mas quem são eles? Qual a sua importância para literatura portuguesa?


Na segunda metade do século xixá o movimento literário do realismo e naturalismo chegava a Portugal com o objetivo de expandir a mente dos portugueses através de sua alto analise introduzindo na literatura métodos da ciência como filosofia e a sociologia, por exemplo, para as emoções e os comportamentos físicos que ele desencadear no ser humano. Assim o naturalismo usando fontes cientifica se diferenciam do realismo que apenas descreve fatos, má os dois não são independentes um do outro por afirmarem que a arte é a representação mimética e objetiva da realidade exterior. E nesse contexto, autores importantes se encaixavam como Eça de queiros, Oliveira Martins e Antero de Quental.
Esses autores foram pilares importantes do realismo como Antero de Quental que tinha como uma de sua obra “raios de luz extinta “e que proclamava a poesia realista sendo a voz da revolução”“. A literatura portuguesa também, o autor oliveira Martins que foi uma das figuras chave da historia contemporânea do país, apesar de obras que geravam controvérsias como “a historia da republica romana “que afirma que os povos formados a partir do negro e do índio não eram capazes para o progresso”“. E por fim temos o maior romancista do século xixá, Eça de queiros que tem “as maias” “como uma de suas obras” mais conhecidas, ele em suas obras criticava a burguesia e o clero português, com sua definição de realismo como uma base filosófica para todas as concepções de espirito, trazendo o justo e cabendo com o mal não expondo a realidade, mas a partir dela o homem e a sociedade pode se analisar a si mesmo e ver com os próprios olhos o que esta acontecendo a sua volta.
No movimento literário do realismo e naturalismo, estes autores citados a pouco foram peças importantes no jogo de xadrez que foi a formação da literatura não só em Portugal, mas em outros países apesar de controvérsias. Mas sempre expondo a liberdade de expressar em suas palavras e versos, fazendo os ate hoje serem lembradas pelo seu papel na literatura de seu país.