1°grupo:contexto lito-rico/Antecedentes na Europa (politicamente e socialmente)

CONTEXTO HISTÓRICO: A FRANÇA NO SÉCULO XVIII

A frança no século XVII passou situações de extrema injustiça social, isso aconteceu na época do Antigo regime; Quando a sociedade francesa era estratificada e hierarquia, o clero tinha privilégio de não pagar impostos, a nobreza era formada pelo rei, sua família; condes, duques, tinha banquetes, luxuosos. O terceiro estado era formada pelos trabalhadores, urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial, era o terceiro estado que sustentava a sociedade com seu trabalho e com o pagamento dos altíssimos impostos.

ALMEIDA GARRET

Era escritor e político português, em 1804, foi despertado nele o gosto pela cultura popular que se refletiu depois na escolha de testes populares do Romantismo, e a criação de personagens que se ilustram a mentalidade e sabedoria popular. Almeida aderiu aos ideais do liberalismo que não ganharam terreno; Em 1823 o golpe da vida – francada levou juntamente com sua mulher, a procurar refúgio em Inglaterra.

DOMINGOS GONÇALVES DE MAGALHÃES

Quando Domingos José Gonçalves de Magalhães , se tornou o primeiro e único barão e visconde do Aragua, participou de missões diplomáticas na frança. Além disso ele era médico, professor, político e poeta. É filho de Pedro Gonçalves de Magalhães chaves; morreu em Roma, onde exercia cargos diplomáticos no ano de 1822. Sua importância esta no fato dele ter sido o introdutor do Romantismo no Brasil, embora fosse voltado para a poesia religiosa. Seu livro “Suspiros Poéticos e Saudades” foi publicado em 1836, esse livro foi considerado como manifesto para o iniciador da escola literária no País.

“A poesia tem finalidade Moralizante

capaz de ser instrumento

de elevação e dignidade do

ser humano, condenado

o estilo mitológico”

Gonçalves de Magalhães